Isso mesmo! Gadotti define Práxis em seu livro como ação transformadora. Tão fácil de explicar, mas um tanto difícil de vivê-la, pois como diz o próprio autor “a práxis transformadora é essencialmente criadora, ousada, crítica e reflexiva.” (GADOTTI, M. Pedagogia da Práxis, 2004)
Da pedagogia do diálogo à pedagogia do conflito (ou pedagogia da práxis) – uma atuação dialética. "A prática é o critério de verdade da teoria, pois o conhecimento parte da prática e a ela volta dialeticamente." (Gadotti, 2004)
Nessa obra Gadotti cita alguns filósofos e utiliza a dialética Marxista aplicada à educação. “A dialética em Marx não é apenas um método para se chegar à verdade, é uma concepção do homem, da sociedade e da relação homem-mundo.”
Acho que a escola é espaço público sim, e como tal é ambiente e contexto para o exercício da cidadania. Pergunto se ser colaborativo não é mais do que ser público. será que o público se separa do privado de forma a separarmos de mais o individual e o coletivo? Se desejamos um processo compartilhado de construção coletiva... o coletivo pressupõe um espaço público? Como a discussão é dialética cabe pensar na escola do futuro. Será que mereço comentários?
ResponderExcluir